No setor das empresas de energia solar, essa ação de busca também pode ocorrer por meios digitais e é preciso saber como se destacar no Google, uma ferramenta de pesquisa muito importante!
Muitas pessoas utilizam a internet para realizar buscas a respeito de produtos ou serviços, assim como para visualizar as opções disponíveis. No setor das empresas de energia solar, essa ação de busca também pode ocorrer por meios digitais e é preciso saber como se destacar no Google, uma ferramenta de pesquisa muito importante!
Isso porque é no Google que se pode encontrar muitas referências, serviços e produtos a partir de uma busca facilitada do cliente.
Contudo, se não houver um bom posicionamento, alcançar os potenciais clientes pode se tornar uma ação mais dispendiosa.
Já quando o resultado aparece, o processo que envolve a jornada de compra do consumidor tem início, pois ele irá pesquisar qual é o produto ou serviço que mais se adequa dentro de sua realidade, necessidade e que mais chama sua atenção.
Nesse sentido, não estar nos meios digitais pode representar perder uma chance importante de captação de clientes, ficando atrás da concorrência.
Por isso, é fundamental que sua empresa de energia solar invista tanto na criação de site, como de redes sociais.
Diante da importância do Google e do Marketing Digital para ajudar a atrair clientes para o seu negócio de venda de energia solar, neste artigo traremos dicas sobre como obter um destaque no Google e mostrar os diferenciais e benefícios do seu negócio.
O Google é um sistema de busca universal, que consegue pesquisar de forma rápida diversas empresas, produtos e serviços a partir do comando do usuário.
Por exemplo, se a pessoa tem interesse em instalar placas de energia solar em sua casa ou empresa, muito provavelmente, ela vai entrar no site da Google e pesquisar: “empresas de energia solar”, ou “energia solar em São Paulo”, bem como qualquer outra determinada cidade ou estado.
Com isso, a pessoa terá uma resposta imediata, com diversas empresas que prestam esse serviço, assim como seu telefone, endereço, recomendação de outros clientes, horário de funcionamento e um direcionamento para mais informações no site, bem como materiais mais aprofundados sobre esse tipo de energia.
Agora, se sua empresa de energia solar não está no Google, o cliente vai pesquisar e entrar em contato com outras pessoas.
Outra questão importante é a classificação do anúncio, ou seja, em que posição aparece o seu anúncio quando o cliente pesquisa?
Geralmente, os primeiros anúncios e resultados são aqueles que conseguem obter maior visibilidade e, consequentemente, mais cliques. Isso ocorre porque as pessoas geralmente ficam concentradas no que é oferecido na primeira página do Google.
Existem uma série de fatores que são determinantes para que a empresa tenha um bom rankeamento no google, devendo ser realizadas adequadamente.
Isso pode ser feito de forma orgânica, quando o conteúdo é relevante e segue diretrizes de SEO, não demandando a criação de publicidade, mas também pode funcionar com a criação de campanhas pagas ao Google, tendo um espaço destinado a esses resultados.
Inclusive, cabe ressaltar que o uso de uma estratégia não anula a outra, principalmente porque elas tem objetivos que podem ser distintos em tempo para resultado, bem como as ações orgânicas também são levadas em consideração no rankeamento pago – e vice-versa.
Para obter um bom rankeamento no Google, ou seja, estar na primeira página quando um cliente fizer uma pesquisa, assim como obter uma boa colocação, é importante:
Vamos explicar cada uma dessas dicas a seguir.
Para que a empresa consiga desenvolver um conteúdo relevante, ela precisa contar com o apoio de uma equipe de marketing digital e de técnicas do marketing de conteúdo.
Essas técnicas consistem na escolha adequada de palavras-chaves e no investimento delas no SEO, bem como considera toda a estrutura do material, sua profundidade e criação de links.
Mas, afinal, o que são essas palavras-chaves? Basicamente, são termos que os usuários digitam na aba de busca do Google, facilitando a localização do seu negócio quando aplicados no site.
Por isso, para ter um melhor ranqueamento no Google é preciso escolher corretamente suas palavras-chaves e saber distribuí-las melhor.
Por exemplo, é importante que a palavra-chave esteja no título do anúncio e nos subtítulos do conteúdo. Além disso, os materiais precisam cumprir outros aspectos como:
Ou seja, são variadas técnicas que são desenvolvidas pelo profissional de marketing que ajudam a criar um texto ou anúncio com um bom SEO, possibilitando um melhor posicionamento.
Inclusive, existem algumas ferramentas online, como o Google Trends que ajuda na percepção das palavras-chaves que podem ser utilizadas em seu texto, legenda ou anúncio, conforme a procura dos usuários.
Outra dica é se atentar para o desenvolvimento de um site responsivo, ou seja, que se adeque tanto ao computador, quanto aos dispositivos móveis como celulares e tablets.
Além disso, seu site precisa carregar as páginas de forma rápida, ser interativo e, dentro dele, ter estratégias de contato com o seu cliente.
Por exemplo, é possível inserir formulários para o envio de conteúdo exclusivo e, até mesmo, ter uma página de vendas que seja otimizada, direta e de fácil compreensão.
Já em relação às redes sociais, é preciso integrá-las aos demais canais, favorecendo uma comunicação mais ampla com os potenciais clientes. Falaremos mais profundamente adiante sobre elas neste artigo, mas é essencial que sua empresa aposte na criação do site, assim como nas redes sociais.
Contudo, primeiramente, é preciso destacar que sua empresa não precisa ter todas as redes sociais, basta fazer uma análise daquelas que mais importam para seu negócio e há maior presença do público.
De modo geral, as redes sociais com maior presença de pessoas e empresas são o Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter.
Por fim, investir em anúncios e links patrocinados, a partir da criação de uma campanha é uma ótima estratégia para quem deseja aumentar o acesso ao seu site, assim como a visualização do seu negócio no Google.
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Muitas pessoas têm dúvidas sobre como anunciar no Google Ads.
Por isso, se você atua em uma empresa de energia solar, que é um mercado em crescimento por comercializar uma fonte de energia limpa e sustentável, o que já é uma vantagem, chegou o seu momento de entender esse processo e anunciar sua marca.
Para anunciar no Google é importante criar uma conta no Gmail, que será vinculada ao Google Ads.
A partir disso, o empreendedor consegue verificar as formas de faturamento, assim como as próprias configurações relacionadas à campanha.
A partir da criação da conta, o Google Ads pede uma configuração de orçamento, apresentando quanto sua concorrência tem investido, assim como trazendo sugestões do orçamento médio diário, para atingir os objetivos mencionados.
É importante dizer que a empresa pode ajustar esse orçamento durante toda a campanha, além de definir sua duração. O Google Ads também traz a opção de segmentar o seu público.
Por exemplo, se você atua em uma empresa de energia solar de São Paulo, capital, é possível segmentar o seu público para essa região, permitindo que os anúncios só apareçam para moradores de São Paulo ou da região metropolitana.
Isso é importante porque quanto mais longe o cliente está do serviço, mas difícil o processo de contratação pode se dar, principalmente se o intuito da atuação da marca for mais regional.
No momento de criar sua campanha é muito importante inserir qual é seu objetivo com o anúncio, se é aumentar o número de acessos no site, visitas à loja ou, até mesmo, ampliar o número de ligações para a empresa.
Com isso, todo o processo de direcionamento fica mais direcionado e efetivo. O Google conta também com uma rede de pesquisa e já traz uma sugestão automatizada de como seu anúncio pode ser feito, de forma a captar a atenção do seu cliente e qual o resultado estimado.
É possível apostar também em uma rede de display, fazendo investimentos para que o Google anuncie em empresas parceiras, como é o caso do Youtube.
Como já falamos neste artigo, as redes sociais são ferramentas essenciais no momento de captar novos clientes, fortalecer a imagem da sua marca e aumentar as visualizações sobre os seus serviços.
Por isso, reúna-se com a equipe de marketing para decidir em quais redes sociais vale a pena anunciar.
Neste ponto do artigo explicaremos sobre o Instagram, assim como funciona o Facebook Ads, que são as principais redes sociais quando o assunto é anúncio.
O interessante é que tanto o Facebook quanto o Instagram são redes que atuam de forma integrada, ou seja, é possível compartilhar as fotos, vídeos e, consequentemente, criar campanhas que atinjam as duas redes.
Por conta disso, pode-se dizer que o Instagram Ads e o Facebook Ads também funcionam de forma parecida, com a intenção de criar uma campanha de venda, um anúncio para remarketing e até aumentar as visualizações de uma publicação.
Contudo, é preciso considerar que no Facebook as opções de segmentação são mais ampliadas, permitindo um melhor gerenciamento da publicidade em ambas as redes.
Assim como no Google Ads é necessário definir um orçamento, no caso do Instagram e Facebook isso também ocorre, levando em conta a quantidade de dias da exibição dos anúncios.
Em todos esses casos, existe uma previsão que leva em conta o número de acessos, estimativa de gastos, assim como uma facilitação na mensuração de resultados.
Afinal, por meio dessa rede, durante a campanha é possível verificar a quantidade de acessos, o horário desse acesso, quem foi o principal público atingido e o dia em que o acesso é maior, dentre outros detalhes.
Por isso, vale a pena investir no anúncio em redes sociais, pois com um valor financeiro bem baixo por dia é possível alcançar um elevado número de pessoas para que seu negócio tenha mais sucesso na área de energia solar.
Leia mais sobre energia solar em: O Que é e Como Funciona a Energia Solar