Como destacar sua empresa de energia solar no Google

No setor das empresas de energia solar, essa ação de busca também pode ocorrer por meios digitais e é preciso saber como se destacar no Google, uma ferramenta de pesquisa muito importante!

energia solar em fortaleza

Como destacar sua empresa de energia solar no Google

Muitas pessoas utilizam a internet para realizar buscas a respeito de produtos ou serviços, assim como para visualizar as opções disponíveis. No setor das empresas de energia solar, essa ação de busca também pode ocorrer por meios digitais e é preciso saber como se destacar no Google, uma ferramenta de pesquisa muito importante!

 

Isso porque é no Google que se pode encontrar muitas referências, serviços e produtos a partir de uma busca facilitada do cliente. 

 

Contudo, se não houver um bom posicionamento, alcançar os potenciais clientes pode se tornar uma ação mais dispendiosa.

 

Já quando o resultado aparece, o processo que envolve a jornada de compra do consumidor tem início, pois ele irá pesquisar qual é o produto ou serviço que mais se adequa dentro de sua realidade, necessidade e que mais chama sua atenção. 

 

Nesse sentido, não estar nos meios digitais pode representar perder uma chance importante de captação de clientes, ficando atrás da concorrência. 

 

Por isso, é fundamental que sua empresa de energia solar invista tanto na criação de site, como de redes sociais. 

 

Diante da importância do Google e do Marketing Digital para ajudar a atrair clientes para o seu negócio de venda de energia solar, neste artigo traremos dicas sobre como obter um destaque no Google e mostrar os diferenciais e benefícios do seu negócio. 

 

Sua empresa de energia solar no Google

 

O Google é um sistema de busca universal, que consegue pesquisar de forma rápida diversas empresas, produtos e serviços a partir do comando do usuário. 

 

Por exemplo, se a pessoa tem interesse em instalar placas de energia solar em sua casa ou empresa, muito provavelmente, ela vai entrar no site da Google e pesquisar: “empresas de energia solar”, ou “energia solar em São Paulo”, bem como qualquer outra determinada cidade ou estado. 

 

Com isso, a pessoa terá uma resposta imediata, com diversas empresas que prestam esse serviço, assim como seu telefone, endereço, recomendação de outros clientes, horário de funcionamento e um direcionamento para mais informações no site, bem como materiais mais aprofundados sobre esse tipo de energia.

 

Agora, se sua empresa de energia solar não está no Google, o cliente vai pesquisar e entrar em contato com outras pessoas.

 

Outra questão importante é a classificação do anúncio, ou seja, em que posição aparece o seu anúncio quando o cliente pesquisa? 

 

Geralmente, os primeiros anúncios e resultados são aqueles que conseguem obter maior visibilidade e, consequentemente, mais cliques. Isso ocorre porque as pessoas geralmente ficam concentradas no que é oferecido na primeira página do Google. 

 

Existem uma série de fatores que são determinantes para que a empresa tenha um bom rankeamento no google, devendo ser realizadas adequadamente.

 

Isso pode ser feito de forma orgânica, quando o conteúdo é relevante e segue diretrizes de SEO, não demandando a criação de publicidade, mas também pode funcionar com a criação de campanhas pagas ao Google, tendo um espaço destinado a esses resultados. 

 

Inclusive, cabe ressaltar que o uso de uma estratégia não anula a outra, principalmente porque elas tem objetivos que podem ser distintos em tempo para resultado, bem como as ações orgânicas também são levadas em consideração no rankeamento pago – e vice-versa. 

 

Para obter um bom rankeamento no Google, ou seja, estar na primeira página quando um cliente fizer uma pesquisa, assim como obter uma boa colocação, é importante:

 

  • Desenvolver um conteúdo relevante para o público;
  • Ter um site com padrão de qualidade;
  • Utilizar técnicas do marketing de conteúdo;
  • Integrar o seu site com as redes sociais da empresa; 
  • Investir em anúncios e links que sejam patrocinados.

 

Vamos explicar cada uma dessas dicas a seguir. 

 

1. Conteúdo relevante e palavras-chave

 

Para que a empresa consiga desenvolver um conteúdo relevante, ela precisa contar com o apoio de uma equipe de marketing digital e de técnicas do marketing de conteúdo. 

 

Essas técnicas consistem na escolha adequada de palavras-chaves e no investimento delas no SEO, bem como considera toda a estrutura do material, sua profundidade e criação de links. 

 

Mas, afinal, o que são essas palavras-chaves? Basicamente, são termos que os usuários digitam na aba de busca do Google, facilitando a localização do seu negócio quando aplicados no site. 

 

Por isso, para ter um melhor ranqueamento no Google é preciso escolher corretamente suas palavras-chaves e saber distribuí-las melhor. 

 

Por exemplo, é importante que a palavra-chave esteja no título do anúncio e nos subtítulos do conteúdo. Além disso, os materiais precisam cumprir outros aspectos como:

 

  • Ter intertítulos para facilitar a leitura;
  • Variar o tamanho do material, mesmo que mais densos, conforme o objetivo do site;
  • Ter listas com palavras-chaves.

 

Ou seja, são variadas técnicas que são desenvolvidas pelo profissional de marketing que ajudam a criar um texto ou anúncio com um bom SEO, possibilitando um melhor posicionamento. 

 

Inclusive, existem algumas ferramentas online, como o Google Trends que ajuda na percepção das palavras-chaves que podem ser utilizadas em seu texto, legenda ou anúncio, conforme a procura dos usuários.

 

2. Páginas responsivas e experiência no site

 

Outra dica é se atentar para o desenvolvimento de um site responsivo, ou seja, que se adeque tanto ao computador, quanto aos dispositivos móveis como celulares e tablets.

 

Além disso, seu site precisa carregar as páginas de forma rápida, ser interativo e, dentro dele, ter estratégias de contato com o seu cliente. 

 

Por exemplo, é possível inserir formulários para o envio de conteúdo exclusivo e, até mesmo, ter uma página de vendas que seja otimizada, direta e de fácil compreensão. 

 

Já em relação às redes sociais, é preciso integrá-las aos demais canais, favorecendo uma comunicação mais ampla com os potenciais clientes. Falaremos mais profundamente adiante sobre elas neste artigo, mas é essencial que sua empresa aposte na criação do site, assim como nas redes sociais. 

 

Contudo, primeiramente, é preciso destacar que sua empresa não precisa ter todas as redes sociais, basta fazer uma análise daquelas que mais importam para seu negócio e há maior presença do público. 

 

De modo geral, as redes sociais com maior presença de pessoas e empresas são o Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. 

 

Por fim, investir em anúncios e links patrocinados, a partir da criação de uma campanha é uma ótima estratégia para quem deseja aumentar o acesso ao seu site, assim como a visualização do seu negócio no Google. 

 

Leia também: 07 Vantagens de Usar Energia Solar Fotovoltaica

 

Saiba como anunciar no Google Ads

 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como anunciar no Google Ads

 

Por isso, se você atua em uma empresa de energia solar, que é um mercado em crescimento por comercializar uma fonte de energia limpa e sustentável, o que já é uma vantagem, chegou o seu momento de entender esse processo e anunciar sua marca. 

 

Para anunciar no  Google é importante criar uma conta no Gmail, que será vinculada ao Google Ads. 

 

A partir disso, o empreendedor consegue verificar as formas de faturamento, assim como as próprias configurações relacionadas à campanha. 

 

A partir da criação da conta, o Google Ads pede uma configuração de orçamento, apresentando quanto sua concorrência tem investido, assim como trazendo sugestões do orçamento médio diário, para atingir os objetivos mencionados.

 

É importante dizer que a empresa pode ajustar esse orçamento durante toda a campanha, além de definir sua duração. O Google Ads também traz a opção de segmentar o seu público. 

 

Por exemplo, se você atua em uma empresa de energia solar de São Paulo, capital, é possível segmentar o seu público para essa região, permitindo que os anúncios só apareçam para moradores de São Paulo ou da região metropolitana. 

 

Isso é importante porque quanto mais longe o cliente está do serviço, mas difícil o processo de contratação pode se dar, principalmente se o intuito da atuação da marca for mais regional. 

 

Processo para criação de campanhas

 

No momento de criar sua campanha é muito importante inserir qual é seu objetivo com o anúncio, se é aumentar o número de acessos no site, visitas à loja ou, até mesmo, ampliar o número de ligações para a empresa. 

 

Com isso, todo o processo de direcionamento fica mais direcionado e efetivo. O Google conta também com uma rede de pesquisa e já traz uma sugestão automatizada de como seu anúncio pode ser feito, de forma a captar a atenção do seu cliente e qual o resultado estimado.

 

É possível apostar também em uma rede de display, fazendo investimentos para que o Google anuncie em empresas parceiras, como é o caso do Youtube. 

 

Não se esqueça das redes sociais 

 

Como já falamos neste artigo, as redes sociais são ferramentas essenciais no momento de captar novos clientes, fortalecer a imagem da sua marca e aumentar as visualizações sobre os seus serviços. 

 

Por isso, reúna-se com a equipe de marketing para decidir em quais redes sociais vale a pena anunciar. 

 

Neste ponto do artigo explicaremos sobre o Instagram, assim como funciona o Facebook Ads, que são as principais redes sociais quando o assunto é anúncio.

 

O interessante é que tanto o Facebook quanto o Instagram são redes que atuam de forma integrada, ou seja, é possível compartilhar as fotos, vídeos e, consequentemente, criar campanhas que atinjam as duas redes. 

 

Por conta disso, pode-se dizer que o Instagram Ads e o Facebook Ads também funcionam de forma parecida, com a intenção de criar uma campanha de venda, um anúncio para remarketing e até aumentar as visualizações de uma publicação. 

 

Contudo, é preciso considerar que no Facebook as opções de segmentação são mais ampliadas, permitindo um melhor gerenciamento da publicidade em ambas as redes.

 

Assim como no Google Ads é necessário definir um orçamento, no caso do Instagram e Facebook isso também ocorre, levando em conta a quantidade de dias da exibição dos anúncios. 

 

Em todos esses casos, existe uma previsão que leva em conta o número de acessos, estimativa de gastos, assim como uma facilitação na mensuração de resultados.

 

Afinal, por meio dessa rede, durante a campanha é possível verificar a quantidade de acessos, o horário desse acesso, quem foi o principal público atingido e o dia em que o acesso é maior, dentre outros detalhes.

 

Por isso, vale a pena investir no anúncio em redes sociais, pois com um valor financeiro bem baixo por dia é possível alcançar um elevado número de pessoas para que seu negócio tenha mais sucesso na área de energia solar.

   

Leia mais sobre energia solar em: O Que é e Como Funciona a Energia Solar




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